U.O.N - Universidade 11 de Novembro

Notícias

Universidades 11 de Novembro e Lueji A N’kondecelebram acordos de cooperação no domínio da Investigação Científica

 

O acordo de cooperação na área de investigação científica,vai permitir com as duas Universidade trabalhem juntas na investigação de vários fenómenos que ocorrem quer na região norte como leste do país.

 

O Vice-Reitor para Cooperação, Dr. Francisco António Macongo Chocolate, ressaltou o decreto presidencial 245/11 de 08 de Setembro no seu artigo 7º, que sustenta a necessidade da celebração dos acordos de cooperação entre instituições congéneres de acordo as premissas do ensino superior que se assentem em três pilares: Ensino, Investigação e Extensão os quais se substanciam na investigação em toxicologia e engenharia florestal.

Magnifico Reitor da Universidade 11 de Novembro, Prof. Doutor João Fernando Manuel, disse que o acordo permite unir as províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul, no estudo da fauna e flora, mas acima de tudo na busca de soluções dos conflitos entre o homem e o animal.

Ao intervir o Magnifico Reitor da Universidade Luenji N’Konde, Professor Doutor Pedro ClaverYoba, a Região Académica IV, sustentou que esta cooperação vai ajudar a minimizar as dificuldades de arborização da localidade de Quéssua e formar os jovens daquela regiãosobre a consciência de reflorestamento da zona.

De recordar que, o Centro de Informação, Medicamentos e Toxicologia, como curso de Engenharia Florestal, são experiências inéditas no país pelo que requerem acompanhamento especial do executivo e da academia.

_____________________

Edição: João Chico

Imagens: Alberto Mavinga

Supervisão: Jeremias Guilherme