U.O.N - Universidade 11 de Novembro

Notícias

Acordos de cooperação entre a Universidade 11 de Novembro e Lueji A N’konde no domínio da Investigação Científica

Aconteceu nesta Quinta-Feira, 13 de Outubro de 2016 a assinatura dos acordos de cooperação entre a Universidade 11 de Novembro e a Universidade Lueji A N’konde, nos domínios da investigação científica, mobilidade docente e discente.

O referido acto ocorreu no Anfiteatro da Reitoria da UON em cumprimento dos planos de acção do presente ano das ambas universidades, segundo Vice-Reitor para Cooperação, DR. Francisco António Macongo Chocolate, a luz do decreto presidencial 245/11 de 08 de Setembro no seu artigo 7º que orienta a necessidade de celebração de acordos de cooperação entre instituições congéneres de acordo as premissas do ensino superior assentes em três pilares: Ensino, Investigação e Extensão os quais se substanciam na investigação em toxicologia e engenharia florestal.

Ao seu turno, o Magnifico Reitor da Universidade 11 de Novembro, Prof. Doutor João Fernando Manuel, o acordo une as províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Lunda Norte e Lunda Sul, no estudo da fauna e flora para que as soluções dos conflitos entre o homem e o animal sejam estudas. “Os homens na procura das melhores condições de vida, vão para floresta e entram em conflito com estes animais que por sinal, a floresta é o seu habitat preferido e muitas das vezes estes seres viventes em conflito, levam a morte ao homem, sobretudo as picadas de serpentes.

Para o Magnifico Reitor da Universidade Luenji N’Konde, Professor Doutor Pedro Claver Yoba, a Região Académica IV, fundamentalmente a localidade de Quéssua, vive dificuldades de arborização, e a universidade 11 de Novembro com o curso de engenharia florestal administrado pelo Instituto Superior Politécnico e Cabinda, pode contribuir na formação dos jovens daquela região para o reflorestamento da mesma. A luz destes acordos, a Região Académica III poderá beneficiar da experiência do Centro de Informação, Medicamentos e Toxicologia, da universidade que dirige para as sociedades saiba lidar com as serpentes pelo seu alto poder letal.

É de recordar que, tanto o Centro de Informação, Medicamentos e Toxicologia, como curso de Engenharia Florestal, são experiências inéditas no país pelo que requerem acompanhamento especial do executivo e da academia.

 

______________

Fonte: Gabinete de Informação Científica e Documentação (GICD).

 

Newsletter

Assina a nossa Newsletter para receber publicações da Universidade na sua caixa de correio electrónico

Contactos

Contacte-nos para mais informações:
  • Informação Geral: +244 231 222 935

Redes Sociais

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas publicações
Está em... Inicio Notícias & Eventos Notícias Acordos de cooperação entre a Universidade 11 de Novembro e Lueji A N’konde no domínio da Investigação Científica