U.O.N - Universidade 11 de Novembro

Notícias

Referências Biográficas do Reitor

João Fernando Manuel, nasceu no dia 30 de Junho de 1960, em Cacuso, província do Malanje, apaixonado pela formação em 1982 frequentou o ensino médio de Topografia, especialidade Aeofotogrametria, sobre a responsabilidade do Ministério da Defesa, em 1985 fez o Curso Médio de Teologia Sociedade Bíblica de Angola e Brasil.

Pela busca de novos horizontes, em 1999 faz a Licenciatura em Jornalismo Audiovisual, na República da Eslováquia, consequentemente concluiu o seu Doutoramento em Etnologia pela Universidade de Komenius da Eslováquia.

Ainda jovem, mudou-se a província de Kwanza Norte, onde em 1979 exerceu actividade de Redactor e Locutor da Emissora Regional, a mesma actividade foi exercida em 1980 na Emissora Regional do Kwanza Sul. Em 1982 desempenhou as funções do realizador do programa Angola Combatente na Rádio Nacional de Angola.

João Fernando Manuel construiu uma vida com cheio de experiencias, pela sua dinâmica laboral, em 1995 foi apresentador do Programa Angola em Imagens na Televisão Eslovaca - STV, foi Publicista nos Jornais Eslovaco, SME NOVY CAS e PRAVDA, em 1998 Chefe da Divisão de Investigação Cientifica da História do MPLA, em 2000 Docente da Universidade Agostinho Neto, Director da CNE – Município do Rangel.

Foi Decano da Faculdade de Letras e Ciências Sociais – Universidade Agostinho Neto, Luanda em 2006. No ano de 2014 Coordenador da Comissão de Gestão do Instituto Superior politécnico de Ciências da Comunicação do Ministério do Ensino Superior  

Esteve em várias Conferencias, Seminários, Simpósios e Congressos, Nacionais e Internacionais com destaque: Expo-Japão em 2005, Simpósio sobre Cultura Nacional – Luanda 2006, IX Congresso Luso-Afro-Brasileiro, Luanda 2006, Seminário de Formação dos Órgãos Locais da Comissão Nacional Eleitoral, em 2006, Conferencia Internacional sobre “Dialogos com a Lusofonia” Universidade de Varsóvia, em 2007. III Encontro de Professores de Literaturas Africanas: Pensando África Criticas, “Palavras angolanas e brasileiras compartilhadas” em 2007. V – Conferencia Internacional em Hotelaria e Turismo pelo IPDT/Porto 2009.

Ostenta dinâmica linguística notável, fluência oral e escrita em Português, fluência oral e escrita em Tcheco e Eslovaco, fluência oral em Francês, fluência oral em Espanhol, Conhecimentos em Inglês e fluência Oral e Escrita em Kimbundu.

Publicações os seguintes trabalho: Cultura e Etnias de Angola – Os Kuvale. Reportagens sobre o modis vivendi dos angolanos na Eslovaquia no período 1987-1997. Manual Academico sobre a disciplina de Antropologia Sociocultural. Tradição e Globalização, duas Grandezas Antogonicas?. Video 39m sobre Ritual de passagem/Circuncisão – Ritual de passagem na região de Tchivinguiro (1997).

Prémios e Mansões Honrosas, recebeu o Diploma de Mérito pelo desempenho Consolidação e Unidade dos Estudantes da faculdade de Letras e Ciências Sociais. Diploma de Mérito pelo Membro de Onoeare ai Consiliului Facultarii- Roménia. Menção Honrosa pela Dinâmica, Mudanças e Desenvolvimento no Século XXI.

João Fernando Manuel, actualmente é o Reitor da Universidade 11 de Novembro, III Região Académica – Cabinda e Zaire

9ª Edição das Jornadas Novembro Académico.

A organização do evento da 9ª Edição, 2017, escolheu o Centro Cultural Chiloango para reunir professores, estudantes e a sociedade civil a fim de apresentar as linhas mestres, bem como os objectivos que poderão nortear as actividades que encerram as presentes jornadas.