U.O.N - Universidade 11 de Novembro

Notícias

Responsabilidade, zelo e dedicação, marcam discursos na cerimónia de apresentação da Decana do ISPC-UON

Em 17 de Junho do presente ano, o Magnífico Reitor da UON procedeu à apresentação da Dra. Justina Madalena Buta, à comunidade académica do Instituto superior Politécnico de Cabinda, onde passa a desempenhar as funções de Decana daquela instituição. No seu discurso, o Magnífico Reitor teceu importantes considerações sobre o exercício do poder e as consequências que este acarreta. Para o responsável máximo da Universidade 11 de Novembro, o poder tem a possibilidade de nos dar visibilidade, como também de nos afundar, conforme diz: “Em Setembro, se não me falha a memória, no ano passado, neste mesmo espaço, teríamos dito que o poder era uma espada de dois gumes, nas circunstâncias, empossava-se os decanos e vice-decanos, e lembrei-lhes que o poder tinha a possibilidade de nos dar visibilidade, mas com a mesma força com que nos eleva também nos afunda… A Drª. Justina recebe uma instituição que tem velocidade própria. A Dra. Justina, nesta derradeira fase do processo assume com responsabilidade funções, tarefas em execução. Portanto, ela assume a missão de desenvolvê-la, ou, no mínimo, manter. Manter o nível que esta instituição vem tendo, manter o nome que esta instituição auriu ao longo da sua existência. E esta é um desafio muito grande, sem falar dos desafios científicos, académicos. Queria apenas assim fazer uma guinada aos desafios sociais que a Dra. Justina assume a partir de agora”.

Ao seu turno, a Decana recém empossada, manifestou o seu agradecimento pelo apoio e confiança depositada pela equipa reitoral, e prometeu trabalho durante o seu mandato no espírito de responsabilidade, coesão e dedicação em defesa da ciência e das políticas públicas do país sobre o ensino superior. “Estamos aqui hoje assumindo um grande desafio. Essa responsabilidade a divido a cada um de vós. E também, neste momento, eu gostaria de realçar a grande contribuição que a Drª. Anabela e Dr. Luemba deram ao logo desses anos e com a contribuição de cada um de vós, como funcionários dessa instituição no desenvolvimento da mesma. Em relação ao meu plano de trabalho, gostaria de citar algumas inovações, mas antes gostaria de fazer um grande diagnóstico em todas as áreas da instituição, para depois decidirmos, em conselho, o que é melhor, porque sabemos que estamos a viver um momento ímpar de ponto de vista económico, que não é favorável… Vamos buscar mais parcerias públicas e privadas para podermos diversificar as áreas de estágio, assim como atrair mais investimento privado, porque no estrangeiro vê-se que o investimento privado apoia a universidade, e nós também aqui temos que ir atrás disso para podermos desenvolvemos os nossos projectos… Para terminar, eu gostaria de pedir aos meus funcionários, colegas: o que espero de vós é muita união, disciplina laboral, respeito à hierarquia, e vamos todos abraçar os projectos desta instituição para elevarmos a nossa instituição.

 

Para Drª. Anabela Sinadinse, disse, em nome dos funcionários da instituição, a nova decana, contará com o apoio de todos para manter o bom nome que o ISPC conquistou ao longo dos mandatos anteriores, como frisou no seu discurso: “Esta instituição está, ao longo dos tempos, granjeando prestígio no seio da Universidade Onze de Novembro, pelo que estamos convictos de que a Decana ora nomeada, saberá prosseguir com as tarefas científicas, académicas e de extensão universitária superiormente orientadas… Nós a recebemos de mãos abertas, e estamos dispostos a colaborar e dar o nosso melhor naquilo que for necessário para o bem da nossa instituição… Aos docentes e funcionários desta Instituição, expressamos os nossos agradecimentos, pela colaboração prestada durante o nosso trabalho na direcção do Instituto. Seja bem-vinda Dra. Justina Buta, pois esta é a família ISP – UON.

___________________

Fonte: Gabinete de Informação Científica e Documentação da UON.

Por: Jeremias Guilherme & Silvestre Gomes

Imagens: Alberto Mavinga

 

Universidade 11 de Novembro disponibiliza novos licenciados para o mercado de trabalho

A Universidade 11 de Novembro, irá proceder a entrega no próximo Sábado, 23 de Abril de 2016, certificados aos recém-licenciados da Escola Superior Politécnica do Zaire, Unidade Orgânica situada na Cidade de Mbanza Kongo.

Para o presente ano, a Escola Superior Politécnica de Mbaza Kongo irá colocar o mercado de trabalho um total de 198 licenciados sendo, 60 em Ensino de Psicologia, 27 em Ensino de Matemática, 63 em Gestão de Empresas, 27 em Física e 21 em Química.

Ao lado dos anfitriões Prof. Doutor João Fernando Manuel – Reitor da UON e Engº. Joanes André – Governador da Província do Zaire, o certame será presidido por Sua Exa. Ministro do Ensino Superior, Prof. Doutor Adão Gaspar Ferreira do Nascimento. A cerimónia que congregará durante duas horas os académicos da região e convidados, terá lugar no 2º Edifício do Governo da Província do Zaire com o início previsto para 14H00. Discursos, cultura, desfiles e entrega dos certificados, preencherão agenda do acto.

Desde a sua criação, número de formados nesta instituição ascende para 260 licenciados.

_____________

Fonte: Departamento de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Por: Jeremias Guilherme

Mestrado Académico em Administração e Desenvolvimento local - Inscrições na UON

A Faculdade de Economia da Universidade 11 de Novembro, ministrará no presente ano lectivo o Mestrado Académico em Administração e Desenvolvimento Local. As aulas terão lugar numa das salas de pós graduação localizadas na Reitoria da Universidade, no horário das 16 às 21 horas para os dias normais de trabalho e das 8 às 13 horas para os Sábados. 

È de referir que o curso é coordenado pelo Prof. Doutor Flaviano Luemba Capita, coadjuvado pelo Mestre Andrade de Jesus Pedro ambos docentes da Faculdade de Economia da UON.

O referido mestrado, irá habilitar aos futuros mestres fundamentos teórico- metodológicos do desenvolvimento local, através de diferentes expressões da territorialidade humana, em suas várias dimensões e escalas de manifestação, visando a sua compreensão num mundo relacional. Aos estudantes que aprovarem em todos os módulos e defenderem com êxito a Dissertação, lhes serão outorgados o título de Mestre em Administração e Desenvolvimento Local.

Para se inscrever neste mestrado, são necessários comprovativo da conclusão de licenciatura, comprovativo de pagamento da taxa de inscrição, cópia de BI para os nacionais e passaporte ou título de residência para os estrangeiros, ficha de inscrição devidamente preenchida (solicitar na secretaria) bem como a apresentação da ideia de projecto de pesquisa com o máximo de três páginas contendo: O que? Porquê? E como?

O plano curricular é constituído por 12 disciplinas que na sua maioria serão leccionadas por docentes nacionais.

DISCIPLINAS

DOCENTES

1

Fundamentos do Desenvolvimento Local

Prof. Doutor Flaviano Luemba Capita

2

Teorias do Crescimento/Desenvolvimento Económico.

Prof. Mestre João Zumba

3

Economia Regional

Prof. Doutor Francisco Lois/ Porf. Mestre José do Rosário

4

Planificação e Organização Autárquica

Prof. Doutor Giovani Corralo

5

Economia e Gestão do Ambiente

Prof. Doutor Mislayde Godoy Colina/ Prof. Mestre Daniel Tati Luemba

6

Economia Social

Prof. Doutora Elisângela Helena Pedro de Almeida

7

Políticas Públicas e Desenvolvimento Local

Prof. Doutor Kianvu Tamo

8

Gestão de projectos de desenvolvimento local

Prof. Doutor Renier Reis Hernandes

9

Inovação e Gestão da Tecnologia de Informação

Prof. Doutor Jeremias Guilherme

10

Empreendedorismo e Competitividade Regional

Prof. Doutora Maria Rosa Pires

11

Metodologia de Investigação em Ciências Social

Prof. Doutor Kianvu Tamo/ Prof. Mestre Adriana Sita Gomes

12

Métodos Quantitativos Aplicados ao Desenvolvimento Local

Prof. Doutora Yohanna da Caridade Morais Díaz/

 ____________________

 Fonte: Departamento e Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

 Por: Jeremias Guilherme

 

 

Newsletter

Assina a nossa Newsletter para receber publicações da Universidade na sua caixa de correio electrónico

Contactos

Contacte-nos para mais informações:
  • Informação Geral: +244 231 222 935

Redes Sociais

Siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas publicações
Está em... Inicio Notícias & Eventos Notícias